sexta-feira, 29 de agosto de 2008

* LANÇAMENTO DE CANDIDATURA – MARCOS CHUT

Prezado(a) Colega,

Em dezembro deste ano, nossa Classe vai eleger os candidatos que integrarão a lista tríplice para a nomeação ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O propósito desta mensagem é, justamente, apresentar a minha candidatura, por sentir-me motivado e, acima de tudo, com experiência e preparo para enfrentar os desafios que se apresentam.

Penso que o momento atual é delicado e preocupante para o futuro da Instituição. Com efeito, o novo perfil do Ministério Público, desenhado na Constituição de 1988, acarretou, no plano interno, um crescimento administrativo, bem como de pessoal, bastante significativo. As demandas decorrentes desse crescimento exigem, para sua manutenção e ampliação, sobretudo, experiência política e comprovada capacidade administrativa.

No plano externo, a atuação de membros do MP, como agentes de transformação social, tem despertado, em certos segmentos organizados, o desejo de suprimir prerrogativas ministeriais que foram alcançadas por meio do reconhecimento do nosso trabalho pelo legislador brasileiro que, na realidade, se constituem em conquistas do povo. A possibilidade de retrocesso impõe à Chefia institucional uma postura firme e combativa.

Ao longo de 17 anos na Instituição, atuei em diversas promotorias da capital e do interior. Participei do assessoramento direto de dois Procuradores-Gerais. Fui membro de bancas examinadoras do nosso concurso, assessor da Corregedoria-Geral, supervisor do CECON e do CEJUR, coordenador das promotorias eleitorais e assessor parlamentar. Além disso, integrei a comissão que elaborou o “projeto” da nossa atual Lei Orgânica. Atualmente, sou Procurador de Justiça e membro eleito do Órgão Especial.

A defesa das propostas para valorização da imagem do Ministério Público, internamente e perante a sociedade, fez com que alcançássemos expressiva votação (43%), há dois anos, durante a campanha para a presidência da Associação do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Agora, nesta nova jornada, pretendo ouvir, mais uma vez e pessoalmente, sugestões e colaborações. Meu objetivo é debater e construir um programa de gestão que contenha as idéias preponderantes da nossa Classe, no sentido de valorizá-la e tornar sua atuação cada vez mais transparente.

Por isso, desde já, peço a sua reflexão e sugestões.

Fraternalmente,

Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2008.


MARCOS ANDRÉ CHUT
marcos.chut@gmail.com

Nenhum comentário: